Conferência “Inteligência Artificial: uma moda, ou um novo modo de vida?”

Conferência “Inteligência Artificial: uma moda, ou um novo modo de vida?”

Há quem encolha os ombros, dizendo que a Inteligência Artificial é uma moda e que, como todas, vai passar. Há quem acredite que chegou, com a tecnologia, para nos salvar e quem considere que vai exterminar a humanidade. Há quem veja principalmente os perigos e quem realce os benefícios. Uma coisa parece certa: a IA está na nossa vida e mudou-a. Como, onde e se é pior ou melhor é o nos vão contar os especialistas.

Oradores:
Catarina FarinhaCatarina Farinha

AI Research Manager na Unbabel Labs.
Mestrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico
Doutoramento em Psiquiatria Computacional pela Universidade de Lisboa.Na Unbabel, a IA é usada para fazer tradução automática e “inteligente” para o cliente, que adapta a linguagem às diferenças culturais existentes.
Está envolvida diretamente no projeto “Halo”, que visa “dar voz literalmente” a doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica, permitindo a essas pessoas a falar e escrever apesar da doença e das incapacidades inerentes.

Maria Ana GasparMaria Ana Gaspar

Médica especialista em Medicina Geral e Familiar, com grau de consultor pela Administração Central do Sistema de Saúde – Ministério da Saúde – Portugal. Exerce a especialidade de Medicina Geral e Familiar desde 2012 na USF Oriente – ULS São José. Orientadora de formação específica do Internato de Medicina Geral e Familiar desde 2014 e facilitadora de sessões de aprendizagem relacional.
Pós-graduada em Programação Neuro-Linguística e Mindfulness – Autónoma Academy, em 2024. Assistente convidada na área disciplinar de Medicina Geral e Familiar do 5º ano da Faculdade de Medicina de Lisboa entre 2016 e 2020.
Interessada no estudo integrativo do Ser Humano e sua evolução.

João Ramalho AlvesJoão Ramalho Alves

Licenciado e Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico (IST), especializado em processamento de sinais e inteligência artificial. Foi investigador no Instituto de Telecomunicações do IST, focando-se no estudo das emoções relacionadas com a saúde mental. Desenvolveu um algoritmo funcional de deep learning, desenhado para a deteção e prevenção de potenciais casos de burnout, através do reconhecimento facial de emoções em tempo real.
Como Presidente da JUNITEC, supervisionou projetos de consultoria tecnológica, um programa de incubação de start-ups e a organização de um grande hackathon universitário.
Atualmente, é consultor estratégico na Boston Consulting Group, focando-se na modernização de processos e inteligência artificial para empresas.

Moderação:

Paula Ribeiro AlvesPaula Ribeiro Alves

Licenciada e Mestre em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Docente em Direito, com participação em vários Cursos de Pós-Graduação e em várias ações de formação, congressos e jornadas científicas. Investigadora da NOVA, estudando especialmente os temas da Inteligência Artificial, Ética, Direito, Biotecnologia e Neurociência, Psicologia e Economia Comportamental (PhD multidisciplinar em Global Studies da NOVA). Investigadora da NOVA School of Law, nos grupos NOVA Consumer Lab e no whatnext.law. Autora de dois livros e várias publicações jurídicas. Na área do jornalismo, iniciou a atividade na rádio RUT e no semanário “O Jornal”, colaborando depois com algumas publicações de imprensa escrita.
Autora do blog 21 Post, relacionado especialmente com tecnologia e Inteligência Artificial. Para maior detalhe, links e publicações.

Esta iniciativa surge no âmbito da Pós-Graduação em Inteligência Artificial: que desafios e oportunidades? da Autónoma Academy

.