Conferência “A Galeria das Letras Femininas nas livrarias monásticas de S. Miguel de Refojos e S. Salvador de Vairão”
Ciclo de conferências “História das Mulheres: Vozes de uma polifonia”
Envolta em silêncios, a história das mulheres tem sido pautada pela escassez de fontes, pela inexpressividade de discursos autógrafos, pela inaudibilidade, enfim, da atualmente tão glosada “agência feminina”. Concitando, em tempos recentes, o interesse de muitos e instituindo-se como campo de estudos autónomo, harmoniza-se hoje numa diversidade de vozes cuja riqueza urge revelar, nos múltiplos aspetos pelos quais o “feminino” se tonaliza, na multiplicidade de leituras, formações e sensibilidade daqueles que os evocam.
A Galeria das Letras Femininas nas livrarias monásticas de S. Miguel de Refojos e S. Salvador de Vairão
Inserida no Ciclo de Conferências “História das mulheres: vozes de uma polifonia”, esta comunicação resulta de um trabalho de pesquisa e levantamento dos acervos bibliográficos em análise. Versa sobre os contrastes entre as bibliotecas beneditinas, dos monges de Refojos e das monjas de Vairão, explicitando-se as tipologias masculina versus feminina, identificando-se diferenças evidentes, não só no número, mas nos conteúdos, alinhando-se apenas nalgumas hagiografias.
Oradora
Ana Isabel Líbano Monteiro
É licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A sua atividade na Biblioteca Nacional de Portugal desde 1997 tem-se desenvolvido no âmbito da História do Livro e das Bibliotecas, com particular destaque para os acervos monásticos. Simultaneamente, colabora na preparação de publicações, organização de Seminários, Cursos, Exposições e Visitas Guiadas à instituição. Integrou o Projeto da FCT – «Letras no Claustro (2022-23)», versando a investigação sobre a Livraria antiga do Mosteiro de S. Miguel de Refojos e de S. Salvador de Vairão. Tem vários artigos e títulos publicados até ao presente, destacando-se o da Revista FORUM, sobre a opulenta biblioteca do mosteiro beneditino de “Tibães: Livros perdidos, elos encontrados”. Braga, Universidade do Minho, 2007, n. 41, p. 71-99.
Moderação
Maria Luísa Jacquinet
Docente da Universidade Autónoma de Lisboa, onde é responsável pela lecionação, entre outras, da disciplina de História das Mulheres. É doutorada em Letras, área de História, especialidade de História da Arte, pela Universidade de Coimbra, e investigadora nas áreas da Cultura portuguesa e da História e património religiosos.